Olá! Como estão as coisas por aí? Espero que bem 🙂 Por aqui eu só consigo definir a minha situação com a palavra “paz” porque eu estava muito triste por não ter conseguido publicar ontem, e acabei deixando pra hoje mas agora percebo o quanto isso foi bom! Deus é maravilhoso e os seus planos são incríveis, e digo isto porque de forma milagrosa eu consegui assistir a aula do seminário e aprender mais sobre o tema que quero conversar com você essa semana. Eu escrevo o texto de hoje com temor (sempre) e com a sensação de que este tema é grande demais para ser expresso em palavras, mas aqui estou para dar o meu máximo e se for do agrado de Deus, que este texto seja bênção para você que está lendo ❤

Iguais

Hoje eu queria conversar um pouco sobre as semelhanças e dessemelhanças que nós, seres humanos, temos. Apesar de saber que o assunto é vasto e eu poderia passar milhares de milhões de caracteres com aqui escrevendo e o assunto não teria se esgotado, eu tenho um foco. E a inspiração desse foco está nesse versículo aqui:

“Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.”

1 Coríntios 12:27

Este texto fala sobre a igreja, não a igreja construção, mas igreja ekklesia! O que é essa tal de igreja ekklesia? Explicando de forma simples é a junção de pessoas com o mesmo propósito, a igreja de Cristo, portanto, tem como Cristo o seu propósito. Mas apesar de neste texto Deus estar nos contando mais uma característica da Sua igreja, nós podemos aprender um pouco mais sobre nós seres humanos. A Bíblia nos conta, através deste trecho de 1 Coríntios que cada um de nós somos um membro, ou seja, temos características diferentes, propósitos diferentes e interagimos diferente com o mundo ao nosso redor, mas somos orquestrados pelo Cabeça, que é Cristo, para alcançarmos um único objetivo. Falando agora sobre igreja, é sempre importante nos recordarmos que o Cabeça é apenas Um e que Ele é o motivo da nossa união.

Mas

E apesar de possuirmos o mesmo Cabeça e o mesmo objetivo, não devos ser todos iguais. Claro que o que é certo é certo para todos e o que é errado é errado para todos, mas cada um de nós é um membro! Um membro que possui história, experiências, vivências e personalidade única; ou seja, cada membro tem sua função única no corpo. O corpo precisa desta diversidade, pois é essa diversidade faz com que o corpo tenha diversas capacidades e consiga fazer muitas coisas. Um versículo registrado um pouco antes do versículo que citei no parágrafo anterior diz o seguinte:

“Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?”

1 Coríntios 12:19

Por isso não tente ser como um membro que você admira. Claro, é importante admirar e apreciar o que os outros fazem, visto que a Bíblia nos chama a considerar o outro superior a nós, mas isso não significa que precisamos ser como o outro. Porque se todos fossem como esse tal membro que você admira, como ficaria o corpo sem um membro como você foi feito para ser?

Diferentes

Ao mesmo tempo, não repreenda os membros que não são como você a serem membros como você é. Porque assim como você não deve ser como os outros, os outros não devem ser como você. Parece óbvio mas no dia a dia é difícil colocar em prática, digo isso por experiência própria. No meu caso é mais fácil confiar no meu jeito de resolver problemas do que entender que outro membro tem outra solução para o mesmo problema que resolve a questão com a mesma qualidade. E uma das minhas maiores dificuldades é confiar que o outro também pode resolver questões com outras táticas quanto eu posso resolver com as minhas. A Bíblia nos exorta a não querer duplicar a nós mesmos nos outros:

“Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.”

1 Coríntios 12:6

Apesar de Paulo estar falando sobre os dons neste capítulo, acredito que podemos aprender muito sobre personalidades também! Claro que não podemos usar nossas personalidades para pecarmos, mas precisamos entender que Deus nos fez diferentes com um propósito, que é servir ao Reino!

Se você tem alguém a quem precise pedir perdão, vá e peça.
Se você precisa pedir perdão a você mesmo, peça.
Se você entendeu o que precisa mudar mas não sabe como, peça a Deus.

E é isso 🙂 espero que este texto tenha sido edificante e que Deus tenha falado com você lá no fundo do seu coração ❤ Envie este texto para a pessoa que está no seu ❤

Em amor, Dory ❤

Sobre Dory <3

Oi! Eu sou a Dory :) eu amo escrever e por isso criei um blog há uns anos atrás. Um resumo: sou cristã, estudante de Letras, pseudo piadista e humana

0 comentário em “Iguais mas diferentes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: