Oi oi, como estão as coisas por aí? Espero que bem! Aqui as coisas estão bem bem, mas no começo da semana estavam bem turbulentas hahahaha. Sabe, descanso é um assunto que eu gosto bastante e costumo trazer bastante aqui pro blog. Mas nessa última última semana que se passou eu aprendi algo maravilhoso sobre o descanso e quero compartilhar com vocês 🙂 Bora pro texto da semana então?

Intervalo

Não sei você, mas eu costumo me sentir vagal quando tenho um intervalo para simplesmente apreciar o que está ao meu redor ou simplesmente descansar (tanto o corpo quanto a mente). Entretanto, esse sentimento de que eu estou desperdiçando o meu tempo ou de que estou sendo improdutiva é meio tóxico, não acha? Digo isso porque o nosso corpo não foi feito para trabalhar o tempo todo, tanto que dormimos em média 8 horas por dia! Desta forma, por que nos sentimos tão mal quando não estamos produzindo? Talvez a resposta esteja no mundo em que vivemos, um mundo repleto de competitividade, comparações desproporcionais (e muitas vezes apenas por vaidade) e cheio de cobranças para que tenhamos sucesso. Mas… O que é ter sucesso?

Sucesso

Pode parecer um pouco esquisito, mas acho que o projeto mais bem sucedido de toda a história é a Criação! Isso mesmo, tudo isso que existe e que foi criado por nosso Pai de amor é o projeto mais bem sucedido de todos. Você pode estar um pouco confuso com a minha afirmação, então vamos à explicação. Tudo que hoje existe, existe em perfeita harmonia e funciona com perfeição, tanto que a ciência se encarrega de, a cada dia, provar o quão perfeito e muito bem calculado e planejado cada elemento da natureza foi feito. E se nós formos ao livro de Gênesis da Bíblia, onde está escrito todo o processo de criação, poderemos observar que Deus (isso mesmo, o cara mais poderoso e incrível do universo) descansou depois de concluir seu trabalho.

Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.

Gênesis 2:3

Pois é! Ele parou e descansou, além de abençoar este dia. E sabe de uma coisa, existe algo maravilhoso no descanso intencional.

Descanso intencional

Quando descansamos intencionalmente nós consequentemente apreciamos os frutos do nosso trabalho. Esse descanso intencional é diferente do descanso por esgotamento, porque quando nos vemos obrigados a descansar porque o nosso corpo já não suporta mais trabalhar, acabamos por simplesmente recuperar nossas forças (físicas e mentais). Dessa forma, acabamos por não prestar atenção nos frutos do nosso trabalho e no maravilhoso processo da criação (porque sim, eu acredito que todo trabalho que gera algum fruto é um processo de criação). Você consegue perceber o quão triste é isso? É algo lamentável nós estarmos tão imersos no trabalho que acabamos por não perceber a beleza que há nele, no processo e nos próprios frutos. Por isso, nesta semana, eu queria te desafiar a parar propositalmente durante o seu dia para simplesmente tomar consciência do que está ao seu redor e apreciar, assim como Deus fez no sétimo dia.

Vou deixar uma música que me toca muito o coração e que fala justatemente sobre descanso, espero que faça sentido pra você também 🙂

Em amor, Dory ❤

Sobre Dory <3

Oi! Eu sou a Dory :) eu amo escrever e por isso criei um blog há uns anos atrás. Um resumo: sou cristã, estudante de Letras, pseudo piadista e humana

1 comentário em “Descanso intencional

  1. Pingback: Pequenas partes do todo – Oi eu sou a Dory!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: