Oi gente!! Como vocês estão? Espero que bem bem ^^ Essa semana o texto acabou saindo só agora no sábado mas espero que a espera valha a pena. Hoje eu quero falar sobre uma coisa que eu amo mas que nunca ganhou texto aqui, o céu! Mais especificamente as estrelas ❤ Talvez você não se interesse tanto por elas tanto quanto eu, mas a beleza delas é inegável!
Por que estrelas?
Pode parecer um assunto um pouco aleatório e inusitado mas eu fiquei com vontade de conversar sobre isso com vocês porque nesta última quarta feira eu fui pro parque Ibirapuera com a minha família. Já que já estávamos lá, aproveitamos e fomos ao planetário também. Foi muito legal! Nosso plano era assistir 2 sessões, a sessão “Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez” às 15 horas e a sessão “Planetas do Universo” às 17 horas. Infelizmente quando chegamos os ingressos para a sessão das 15 horas já tinha esgotado. (eles esgotaram um pouco antes de nós chegarmos :/) Mas tudo bem, foi uma oportunidade de poder deitar na grama e ler um livrinho até as 17 horas.
A experiência interplanetária (literalmente!)
Em resumo, nós conseguimos assistir apenas a sessão sobre planetas e para a minha surpresa a maior parte do tempo nós aprendemos sobre exoplanetas, ou seja, planetas fora do nosso sistema solar. Quando a minha irmã disse que seria sobre planetas eu logo pensei que assistiríamos a clássica explicação sobre os planetas do sistema solar, no entanto eu estava redondamente enganada. Nesta visita ao planetário eu aprendi muitas coisas novas! E fiquei muito chocada com a quantidade de planetas que já foram descobertos (e nós nem descobrimos todos os que existem pelo universo a fora).
A beleza da natureza
Observar as estrelas sem a interferência da poluição atmosférica, das luzes das grandes cidades e sem nuvens foi incrível! Incontáveis pontinhos brancos naquele teto curvado fizeram meus olhos brilharem. (Mas eu me assustei muito quando as luzes foram completamente apagadas ><) E uma das coisas que vieram a mente naquele momento foi a forma como Deus conhece cada uma daquelas estrelas e as chama pelo nome!
“(O Senhor) conta o número das estrelas, chama-as todas pelos seus nomes.”
Salmos 147:4
O que as estrelas falam sobre Deus
Quando nós observamos a natureza e contemplamos a beleza dela, estamos ao mesmo tempo adorando a Deus. Pois foi ele quem criou tudo isso que vemos e sentimos 🙂 É a mesma coisa quando apreciamos a pintura dos artistas nos museus, ruas e esquinas da cidade.
“Levantai os olhos e observai as alturas: Quem criou tudo isso? Foi aquele que coloca em marcha cada estrela do seu incontável exército celestial, e a todas chama pelo nome. O seu poder é incalculável; inextinguível a sua força, e, por isso, nenhum desses corpos celestes deixa de atender prontamente.”
Isaías 40:26
Sobre o planetário ❤
Pra finalizar esse texto, eu quero dedicar este último paragrafo para divulgar os trabalhos no planetário.
Quando eu saí da sessão eu peguei um papelzinho informativo, e nele tem a página do Facebook dos planetários de São Paulo (que engloba o planetário do Ibirapuera e do Carmo). Nesta página você pode encontrar a programação do mês! Outra informação mega útil que eu encontrei neste papel é que as sessões não são recomendadas para pessoas com epilepsia, labirintite, taquicardia, síndrome do pânico, claustrofobia e medo do escuro. E a idade mínima recomendada é de 4 anos. E estas recomendações são super pertinentes, eu que tenho a ansiedade controlada e um leve medo de escuro fiquei um pouco mal no começo, mas ao passar do tempo fui me acostumando. A parte de labirintite é real! Minha irmã e eu ficamos levemente desconfortáveis em alguns momentos, mas é possível fechar os olhos nestes momentos para evitar maiores desconfortos.
E é isso! O que você achou deste texto? Você já foi pra algum planetário? Conta pra mim como foi a sua experiência 🙂
Em amor, Dory ❤
0 comentário em “Planetário do Ibirapuera <3”