Oi oi gente! Tudo bem? Espero que sim, eu estou aproveitando as férias pra juntar uma graninha extra e sair com os amigos 🙂 O que vocês têm feito nas férias? (Aliás, vocês estão de férias também? Eu sou muito grata por ter férias do trabalho ao mesmo tempo que estou de férias da faculdade) Hoje eu queria compartilhar com vocês algumas coisas que aprendi lendo o livro de Eclesiastes (livro do Velho Testamento na Bíblia), pode até parecer algo chato, mas eu realmente achei as questões levantadas pelo autor muito semelhantes com as questões que temos hoje. Bora lá?

20190328_193010

 

Sobre o autor…

O autor do livro de Eclesiastes é Salomão, filho do tão famoso Davi, e ele tem 3 livros na Bíblia reconhecidos como de autoria dele, Provérbios, Eclesiastes Cantares. Apesar de terem sidos escritos pela “mesma” pessoa, são livros até um pouco contraditórios. Talvez você tenha reparado nas aspas que usei na palavra mesma, e sim, existe um motivo pra eu ter usado. Poderia justificar de forma simples e dizer que nós estamos constantemente mudando e nunca somos a mesma pessoa (como argumentou o filósofo grego Eráclito), mas não, no caso de Salomão vai um pouco além dessa nossa constante mudança. No começo de seu reinado, Salomão foi um homem muito temente ao Deus de Israel, construiu o templo (que hoje infelizmente está destruído) e sempre foi justo perante o povo e Deus. Porém, no decorrer dos anos, Salomão começou a se casar com várias mulheres estrangeiras que traziam junto consigo os seus deuses e ídolos. Aos poucos então, o rei Salomão foi se afastando do Deus de Israel e se deixando levar pelas doutrinas e ensinos estrangeiros. Provérbios foi escrito pelo Salomão próximo de Deus, e Eclesiastes pelo Salomão arrependido de ter se afastado da presença de Deus. (Não sei muito sobre o livro de Cantares, então vou deixar pra comentar uma outra vez, okay?)

 

Algo faz sentido?

O livro de Eclesiastes é um livro bem melancólico. Constantemente existe a constatação do autor sobre como a vida não faz sentido e como a vida é muitas vezes injusta. Já no segundo versículo do primeiro capítulo vemos essa melancolia:

” ‘Que grande inutilidade!’, diz o mestre. ‘Que grande inutilidade! Nada faz sentido’ “

Eclesiastes 1:2

O interessante desse livro é que apesar de ser uma coletânea de desabafos sobre como a vida não tem sentido, nós conseguimos extrair princípios e sabedoria dele. Por exemplo no capítulo 2:

“O que as pessoas ganham com tanto esforço e ansiedade debaixo do sol?”

Eclesiastes 2:22

Essa pergunta é muito pertinente! Você já se perguntou por que se esforça tanto? Por que  se dedica tanto no trabalho? E é exatamente por fazer perguntas que não costumamos fazer para nós mesmos que este livro é tão genial! Mas não se preocupe, ele não trás apenas as perguntas, também existem algumas afirmações muito interessantes:

“Por isso, concluí que a melhor coisa a fazer é desfrutar a comida e a bebida e encontrar satisfação no trabalho. Percebi, então, que esses prazeres vêm da mão de Deus.”

Eclesiastes 2:24

Muitas pessoas “fogem” ou se afastam de Deus por pensar que Ele quer tirar delas o prazer, mas muito pelo contrário, Deus quer dar a elas os melhores e os mais agradáveis prazeres 🙂 talvez o que aconteça é que os prazeres que acreditamos serem os melhores não sejam os mesmo que Deus diz serem os melhores prazeres (essa é uma discussão muito longa hahaha espero poder falar mais sobre ela em outra publicação, o que acha?).

 

Tente você também!

Assim como eu tive uma experiência bem peculiar lendo esse livro, queria que vocês também pudessem desfrutar dela. Por isso, vou colocar aqui alguns versículos que eu achei interessantes pra você mesmo se questionar e a chegar as suas próprias conclusões! (Caso você entenda quem é o Espírito Santo, eu acredito que seria uma boa ideia convidá-lo pra ler com você, pra que Ele revele verdades profundas sobre esses trechos ❤ )

“Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até o fim.”

Eclesiastes 3:11

 

“isto é, um homem sem ninguém, não tem filho nem irmã; contudo não cessa de trabalhar, e seus olhos não se fartam de riquezas; e não diz: Para quem trabalho eu, se nego à minha alma os bens da vida? Também isto é vaidade e enfadonho trabalho.”

Eclesiastes 4:8

 

“Das muitas ocupações brotam os sonhos; do muito falar nasce a prosa vã do tolo”

Eclesiastes 5:3

 

“Aproveite o que você tem em vez de desejar o que não tem. Querer cada vez mais não faz sentido; é como correr atrás do vento.”

Eclesiastes 6:9

 

“É melhor ouvir a repreensão do sábio que o elogio do tolo.”

Eclesiastes 7:5

 

“Terminar algo é melhor que começar, a paciência é melhor do que o orgulho.”

Eclesiastes 7:8

 

“Desfrute da prosperidade enquanto pode, mas quando chegarem os tempo difíceis, reconheça que ambos vêm de Deus; lembrem-se que nada é garantido.”

Eclesiastes 7:14

 

“Aliás, como é possível evitar o que não se sabe que acontecerá?”

Eclesiastes 8:7

 

“Percebi que ninguém é capaz de descobrir que Deus faz debaixo do sol. Nem mesmo os mais sábios conseguem compreender tudo, embora afirmem o contrário.”

Eclesiastes 8:17

 

E é isso galera, espero que vocês tenham gostado e não morrido de sono hahaha caso você tenham gostado desse modelo, me escreve um comentário! Sabendo do tipo de conteúdo que vocês gostam eu posso trazer mais dele aqui pra vocês ~

 

Em amor, Dory ❤

Anúncios

Sobre Dory <3

Eu me denomino como Dory, uma pequena menina que é super mega atrapalhada e se distrai facilmente. MAS que o coração anseia por fazer amigos e o que é certo (ou pelo menos tentar). Sou cristã, estudante de Letras, pseudo piadista e humana.

0 comentário em “Decepção com a vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: