Oi oooi gente! Tudo bem com vocês? Espero que sim 🙂 Eu estou tentando voltar a manter as programações do blog em dia hehehe espero conseguir isso já essa semana ~ Bom, eu não sabia muito bem o que compartilhar com vocês essa semana, mas então Deus me guiou a estar compartilhando aquilo que eu tenho lido no meu devocional (leitura bíblica diária). Espero que vocês gostem e que essa “leitura” seja tão proveitosa pra vocês quanto está sendo pra mim ❤

 

Lembrar aquilo que foi vivido

Deuteronômio é o livro da Bíblia que contém as últimas palavras de Moisés ao povo de Israel, pouco antes deste entrar na Terra Prometida, e ele se despedir da vida terrena. Pois bem, se você fosse fazer um último discurso aos seus parentes, amigos e colegas, o que diria? Moisés fez uma escolha sábia no seu último discurso ao seu tão rebelde povo hebreu; ele escolheu relembrar cada um sobre toda a trajetória que juntamente com seus pais viveram, desde o momento que acamparam aos pés do monte Horebe até aquele momento precedente da grande tomada de posse da tão sonhada terra. 

 

A necessidade do “reviver”

No decorrer do resumo que Moisés fez da história da grande peregrinação do povo hebreu, vários episódios de infidelidade do povo são revividos. E uma das grandes causas da rebeldia humana contra Deus está na questão do esquecer-se. Deus havia feito tantas coisas maravilhosas diante dos olhos daquele povo, mas ele insistia em sua idolatria e murmuração! Por que? Porque se esqueciam das maravilhas, e só focavam nas dificuldades do momento. Não é errado perceber as dificuldades atuais e entender a sua gravidade; mas é errado se esquecer de quem é Deus, o mesmo Deus que já te salvou de vários outros problemas, alguns até maiores que esse.

“Apenas tenham cuidado! Tenham muito cuidado para que vocês nunca se esqueçam das coisas que os seus olhos viram; conservem-nas por toda a sua vida na memória. Contem-na a seus filhos e netos.”

Deuteronômio 4:9

20190505_114609

“Depois que tiverem comido até ficarem satisfeitos, louvem o Senhor, o seu Deus, pela boa terra que deu a vocês. Tenham o cuidado de não se esquecer do Senhor, o seu Deus, deixando de obedecer aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus decretos que hoje ordeno a vocês.” 

Deuteronômio 8:10-11

Não por vocês, mas por Mim

Além de relembrar o povo sobre as coisas que o Senhor fez, e os advertir sobre a rebeldia, Moisés também relembra o povo de que todas as coisas que Deus fez, não foi por causa da “justiça”deles, ou seja, não foi porque eles eram “boas pessoas”, mas sim, porque Deus os havia escolhido para serem instrumento da justiça Dele, retirando povos injustos daquela terra, portanto, foi por Sua misericórdia que o Senhor fez tudo o que fez. Nós temos a tendencia de achar que porque somos “bons” Deus faz coisas boas e incríveis através de nossas vidas e não porque Ele é misericordioso, o qual é a verdadeira razão de sermos ferramentas do Reino. Somos muito esquecidos mesmo… mal lembramos que só podemos entrar na santíssima presença Dele porque Ele nos amou primeiro e nos redimiu de tão grande pecado. Esquecemo-nos que somos tão pecadores quanto os que estão a nossa volta, a única diferença é que encontramos o perdão em Cristo. Portanto, que o Senhor nos ajude a sempre lembrarmos do que Ele nos salvou, Ele nos salvou de nós mesmos.

“Depois que o Senhor, o seu Deus, os tiver expulsado da presença de você, não diga: ‘O Senhor e trouxe aqui para tomar posse desta terra por causa da minha justiça’. Não! é devido à impiedade destas nações que o Senhor vai expulsá-las da presença de vocês”

Deuteronômio 9:4

 

“Portanto, esteja certo que não é por causa da sua justiça que o Senhor, o seu Deus, lhe dá esta boa terra para dela tomar posse, pois você é um povo obstinado.”

Deuteronômio 9:6

 

Pouco tempo para muita coisa

Assim como Moisés devia estar pensando, eu também acho que meu tempo é muito curto para dizer tudo que gostaria…. Deuteronômio é um livro tão grande e com tanta coisa para ser comentada! Mas infelizmente não posso resumir tudo em um só texto hehehe espero que você tenha entendido pelo menos os pontos principais que tentei levantar hoje e… espero trazer mais conteúdo sobre esse livro tão incrível da Bíblia ❤

 

Em amor, Dory ❤

Anúncios

Sobre Dory <3

Eu me denomino como Dory, uma pequena menina que é super mega atrapalhada e se distrai facilmente. MAS que o coração anseia por fazer amigos e o que é certo (ou pelo menos tentar). Sou cristã, estudante de Letras, pseudo piadista e humana.

0 comentário em “Lembrar-se

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: