Amor Cristianismo Relacionamento Uncategorized Vida

AmigoDory: Vida frutífera

Olá amigos! Tudo bem? Espero que sim 🙂 Eu estou estou gripada (como sempre hahaha) mas muito bem! Já que aqui em São Paulo hoje é feriado hahaha. E aproveitando esse clima de “descanso” quero compartilhar hoje com você uma reflexão de uma amigo pastor meu, que veio a minha igreja neste domingo. Ele se chama Joel Jun Konno e desde já agradeço a gentileza de permitir que este texto seja publicado neste humilde blog 🙂 Okay, tudo explicado, vamos ao texto!

Ps: Por uma votação feita na nossa página no facebook, “reflexão sobre a vida” ganhou de “lista de recomendações” (clique aqui para conhecer a páagina!)

Mensagem_RR_21_10_18c

É PRECISO PERMANECER NO AMOR DE JESUS PARA TERMOS UMA VIDA FRUTÍFERA

João 15.1-13

Essa passagem nos ensina que é preciso permanecer no amor de Jesus para termos uma vida frutífera.

Vemos isso em destaque nos versículos 8 e 9: “Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.

Talvez você nunca tenha visto uma videira na frente, mas, com certeza já viu alguma árvore frutífera. Imagine que Jesus é essa árvore e nós somos os seus ramos.

Se os ramos estiverem conectados no tronco dessa árvore eles receberem a sua seiva preciosa vão dar muito fruto. Isso fica implícito nas palavras de Jesus no versículo 5:

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.”

Jesus permanece em nós por meio da sua seiva. E Jesus sugere que essa seiva é o Seu amor. Por isso Jesus diz no versículo 9: “Como o Pai me amou, assim os amei; permaneçam no meu amor”. É como se Ele estivesse dizendo: “Continuem unidos a mim, recebendo o meu amor, continua e initerruptamente. É disso que depende a sua vida para que possa ser frutífera!”. Porque é preciso permanecer no amor de Jesus para termos uma vida frutífera.

Veja que Jesus NÃO diz – “Você tem que se esforçar, ter disciplina e fazer acontecer!” – para dar fruto. Mas Jesus simplesmente diz – “Permaneça no meu amor” – pois sem mim nada podeis fazer.

Perceba também que o agricultor está interessado em frutos e não em folhas. Uma árvore pode ter muitas folhas, mas não dar nenhum fruto! Isso quer dizer que eu posso me esforçar, me disciplinar e fazer muitas coisas, e mesmo assim não dar fruto algum para o Reino! Mas, apresentar somente folhas! Por isso é preciso permanecer no amor de Jesus para termos uma vida frutífera.

Portanto, assim como existe a seiva da videira para o ramo dar fruto, assim também, existe o amor de Jesus para que possamos dar frutos. Talvez, a primeira coisa que temos que saber é isso: que Jesus nos ama!

Mensagem_RR_21_10_18d

Mas, o agricultor, quando vê que um ramo não está dando fruto, ele o corta e depois de secar joga no fogo para ser queimado. Assim também a nossa vida não só deixa de dar fruto, mas pior do que isso, ela fica totalmente seca, se não recebermos contínua e initerruptamente do amor de Jesus em cada área de nossas vidas!

Por isso, mais do que uma questão de produtividade, a nossa dependência do amor de Jesus é uma questão de vida ou morte! Porque é preciso permanecer no amor de Jesus para termos VIDA, antes de ter vida frutífera.

Sem amor ninguém vive. Está na essência da nossa natureza, pois Deus nos criou para sermos amados. Um carro sem gasolina não anda, assim também uma pessoa sem amor, mesmo viva, está morta. E esta morte se manifesta muitas vezes em forma de ira, de depressão, da apatia, de avareza, de maledicência, de preconceito, de cinismo e de toda uma sorte de comportamentos destrutivos.

Às vezes adquire uma aparência boa. Isso acontece quando uma pessoa decide, ao invés de reagir, agir em busca esse amor por contra própria por meio de uma vida “perfeita e irrepreensível”, escondendo as falhas, com o objetivo de colecionar aplausos e a aprovação das outras pessoas. Ou mesmo acumulando bens para atrair a atenção dos outros. Ora, todos nós sabemos que, em tudo isso, ao invés de encher, o nosso tanque de amor se esvazia ainda mais. O resultado de uma vida vivida a partir de um coração esvaziado de amor sempre será terrível.  Por isso é preciso permanecer no amor de Jesus para desenvolver uma vida saudável e frutífera.

Isso é fácil? Permanecer no amor de Jesus? Não, não é fácil. Pode ser fácil permanecer em Jesus, mas não é fácil permanecer no amor de Jesus. Depois de dizer, “permaneçam em mim”, Jesus diz “permaneçam no meu amor”. E por quê? Porque um ramo pode estar na videira, mas estar bloqueado para a seiva e assim poder dar fruto. Assim como um plug pode estar encaixado na tomada, mas ter um mau-contato que interromper o fluxo de eletricidade para acionar o aparelho.

Por isso é possível estar na videira e, mesmo assim, não dar fruto. Senão também Jesus não teria dito: “Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto” (v. 5a).  

Assim também nós podemos estar na igreja, falar de Jesus, ouvir de Jesus, fazer coisas “boas” em nome de Jesus e ter a aprovação de todos, mas ter uma vida sem fruto, somente com folhas, muitas folhas. E quando isso aconteceria? Quando estivermos, mesmo fazendo coisas boas, bloqueados para o amor de Jesus em nossas vidas! Somo uma igreja com frutos ou com folhas? Se nós queremos ser uma igreja de frutos será preciso permanecer no amor de Jesus para sermos uma igreja frutífera para o Reino.

E repito isso não é fácil. Permanecer no amor de Jesus não é fácil. E porque é assim? Porque temos medo de ser amado, de ser amada. Sabemos que o amor implica em abertura, mas nessa abertura acabamos sendo desvendado. Nossos pecados que tanto queremos esconder acabam sendo revelados.

Por isso, para ser amado é preciso o ramo se abrir para o amor da Videira, mas também permitir-se ser transformado, ou melhor, ser podado pelo Agricultor da vinha, limpando o pecado em nossa vida. E como o colesterol na corrente sanguínea, o pecado obstrui a corrente de amor.

Mensagem_RR_21_10_18e

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. (v. 1,2)

Por isso, para permanecer no amor de Jesus é preciso se abrir e permitir-se ser desvendado e tratado, antes de ser amado.

Que a consciência da necessidade de ser amado seja maior do que o medo de ser amado, porque é preciso permanecer no amor de Jesus para ter uma vida frutífera.

Prestem atenção irmãos, é preciso “permanecer” no amor de Jesus, e não ficar mudando de amor toda hora. E por que isso? Porque se nós somos ramos da videira, então não podemos achar que vamos encontrar a seiva na macieira, na oliveira e nem na pitangueira. Não vamos encontrar o amor que nos faz viver e frutificar nas coisas desta vida, mas só em Jesus.

Para isso é necessário vigilância permanente. Para que o amor do seu namorado, da sua namorada, do seu marido, da sua esposa, dos seus filhos, dos seus pais, do seu videogame, do seu celular, da sua carreira, do seu senso de responsabilidade, da sua autodisciplina, dos seus estudos, dos seus remédios, da sua comida, do seu hobby, dos aplausos de aprovação, e até dos seus problemas … e nem mesmo dos seus direitos e das suas razões, que nada e nem ninguém venha a obstruir o amor de Jesus em sua vida. Porque é preciso PERMANECER no amor de Jesus para VIVER uma vida frutífera.

Por tudo isso, eu quero desafiar a você a se aceitar o fato de que Jesus te ama. Ele está afirmando para você nesta manhã, “como o Pai me ama, assim eu te amo também”. E depois disso se voltar para Jesus e abrir o seu coração com toda a confiança e receber o amor Dele. O amor pleno que também limpa e transforma.

A prova maior deste amor Ele já te deu morrendo em seu lugar, carregando todos os seus pecados lá na cruz. Mas Ele ressuscitou e está vivo ao seu lado para dar um abraço amoroso.

Tire a sua armadura, abaixe o seu escudo, coloque a sua espada de lado para ser tocado por Jesus. A única armadura que aparece na Bíblia é aquela que é usada contra Satanás. E essa armadura é Jesus! Mas, diante de Jesus você deve tirar a sua armadura para receber seu abraço amoroso.

Mas, quero desafiar você também a permanecer neste amor durante esta semana. Logo ao sair daqui um monte de coisas vão esvaziar o seu tanque de amor para fazer você se sentir irado, triste, preocupado, ansioso ou angustiado.

Quero encorajá-lo a vigiar e manter uma firme decisão de PERMANECER no amor de Jesus a cada vez que você se sentir insatisfeito em si mesmo. Seja no trabalho, na escola, em casa, com a saúde física ou emocional e quanto ao futuro. Porque é preciso permanecer no amor de Jesus para você ter uma vida frutífera.

Imaginem irmãos a abundancia de frutos que podemos dar JUNTOS para o Reino de Deus como igreja e o impacto neste mundo para a glória de Deus. Como Jesus disse, “Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos”.

Podemos ser verdadeiramente discípulos de Jesus e viver para a glória de Deus. Não mais a insatisfação. Mas o que sentiremos é alegria abundante de uma vida cheia da unção do Espírito Santo, na medida em que permanecermos conectados no amor de Jesus, em todo o tempo. Porque é preciso permanecer no amor de Jesus para ter uma vida frutífera. Esse é o meu desejo para nós como pessoas e famílias da nossa igreja. Que sejamos pessoas, famílias e igreja frutíferas!

Esse é o seu desejo também?

Anúncios

Sobre Dory <3

Eu me denomino como Dory, uma pequena menina que é super mega atrapalhada e se distrai facilmente. MAS que o coração anseia por fazer amigos e o que é certo (ou pelo menos tentar). Sou cristã, estudante de Letras, pseudo piadista e humana.

2 comentários em “AmigoDory: Vida frutífera

  1. Fantastic beat ! I wish to apprentice while you amend your site,
    how could i subscribe for a blog website? The account aided me a acceptable deal.
    I had been a little bit acquainted of this your broadcast provided bright clear idea

    Curtir

    • Hey! Sorry fot this late reply, i’ve been have problems with comment spams and the process to filter this is slow >< but! There is the way to follow the blog: go down in the page (until the end) and find this sentence "Seguir blog via email" click in "seguir" and you will receive e-mais from Dory 🙂 thanks for your comment!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: