Vida

Você não precisa correr ;)

Oi oi amigos! Como vocês estão? Espero que bem ^^ Hoje vamos falar sobre velocidade e percepção de tempo. Não sei se você também vive esse tipo de experiência, mas às vezes eu estou tão preocupada com as coisas do futuro (seja ele “imediato” ou a longo prazo) que nem aproveito o meu “agora”… Pois bem… Hoje eu queria refletir um pouco sobre esse probleminha temporal. (rsrs)

Se nós procurarmos na Bíblia algo relacionado a tempo encontramos o texto mais famoso sobre, o capítulo 3 do livro de Eclesiastes. E um versículo em específico que consegue captar bem a ideia é o versículo 17.

 

“Pensei comigo mesmo: O justo e o ímpio, Deus julgará a ambos,

pois há um tempo para todo propósito, um tempo para tudo o que acontece.”

 

Muitas vezes me vejo pensando tanto no que falta fazer, no que falta concluir, no que eu ainda não consegui pensar ou planejar que se quer me concentro no que estou fazendo no momento. E eu me incomodava nem um pouco com esta situação, até ficava animada por me sentir produtiva. Mas foi então que como um vento gelado que desperta a gente de manhã, Deus me perguntou o quanto eu estava aproveitando do presente. No começo fiquei confusa, não entendi muito bem onde essa conversa iria chegar, mas continuando o diálogo, Ele me revelou que eu estava muito ocupada com o que há de vir que não conseguia desfrutar do real, daquilo que existe e está agora comigo.

Eu entendi naquele momento que eu não estava mais aproveitando o meu banho pra descansar e sentir a água quente relaxar o meu corpo porque estava ocupada demais pensando no que eu deveria fazer logo em seguida, e quando eu finalmente estava fazendo o que precisava, já estava pensando nas coisas que ainda faltavam na minha “to-do list”.

Não me entenda errado, não é errado se planejar, muito pelo contrário! É extremamente importante planejar e se organizar, para que assim tenhamos uma vida equilibrada e organizada. Mas quando esta organização passa para um estágio de neura, em que eu não consigo mais viver, aí sim temos um problema.

Nos primeiros versículos de Eclesiastes 3 encontramos algumas frases que ajudam a entender melhor essa ideia 😉

 

Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:

tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,

tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir,

tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,

tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter,

tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora,

tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,

tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.”

versos 1 – 7

 

Há beleza em cada momento, há peculiaridade em cada uma das ocasiões. Se eu estiver focado demais no que eu não tenho ou no que eu estou planejando ter, muitas vezes acabo por não perceber o quão maravilhoso é o meu presente. Esse tipo de coisa acontece muito com pessoas solteiras, que buscam desesperadamente encontrar um parceiro ou pessoas que querem chegar logo em tal lugar que não percebem a beleza no meio do caminho. Assim com está escrito no primeiro verso: Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu.

Tudo isso me lembra muito aquela velha imagem de uma criança que fica impaciente ao ter que esperar o bolo assar no forno. E que depois de assar é preciso esperar esfriar pra não queimar a língua. Mas na minha vida, esta metáfora não para por aí. Não satisfeita em comer o tão esperado bolo, já começo a pensar na próxima coisa que preciso fazer que depois de uns 15 mins nem lembro mais que comi bolo.

IMG_20180430_113310.jpg

Entendendo agora qual o problema, como podemos solucioná-lo? Creio que a melhor resposta seja: “Aproveite cada segundo da sua vida!” Precisamos constantemente lembrar que existe tempo para todas as coisas e que é importante desfrutar de cada pequeno detalhe da vida, já que nós vivemos apenas uma vez. Apesar de poder comer vários bolos durante a minha vida, nunca mais comerei aquele mesmo bolo pela segunda vez. Apesar de eu já ter conversado centenas de vezes com minha família, nunca mais terei a mesma conversa. Viver o presente é incrível e nós precisamos re-aprender a desfrutá-lo.

Bora viver o presente?

 

Em amor, Dory ❤

Anúncios

Sobre Dory <3

Eu me denomino como Dory, uma pequena menina que é super mega atrapalhada e se distrai facilmente. MAS que o coração anseia por fazer amigos e o que é certo (ou pelo menos tentar). Sou cristã, estudante de Letras, pseudo piadista e humana.

0 comentário em “Você não precisa correr ;)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: