Uncategorized

Aprenda a aprender!

Oi ooooi 🙂 Tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje aqui em São Paulo tivemos uma virada muito brusca de temperatura >< estou morrendo de frio!! Antes de entrarmos no tema de hoje, queria deixar dois recados. 1º recado: Como temos 5 segundas feiras neste mês, a última semana tem texto extra surpresa 😉 fique atento; 2º recado: Como eu sou de humanas e número é o meu ponto fraco… Eu acabei colocando apenas 4 títulos ao invés de 5 como eu havia colocado no título do texto da semana passada… Mas não se preocupe eu já adicionei o quinto e último título que vale a pena conhecer na Netflix ^^ Okay, recados dados, bora pro texto de hoje?

IMG_20180407_164959.jpg

Não sei como você, muito menos como é o seu comportamento quando está aprendendo algo novo, mas eu particularmente tinha um pouco de “arrogância”… não me orgulho nada de admitir, mas eu já desprezei muitos ensinamentos por pensar que já os conhecia ou que eram coisas ultrapassadas… Pois bem… Mas quando eu comecei a aprender a tocar violoncello Deus incomodou o meu coração para esse problema.

O fator principal que nos leva a desvalorizar um ensinamento é crer que ele não irá nos acrescentar nada, o que conduz nosso ego ao sentimento de auto suficiência, a armadilha de pensar que já sabemos de “tudo”. O que é uma grande besteira, pois se achar o entendedor pleno de algo é extremamente insensato. E pode-se provar isso com a simples afirmação de que é impossível saber de tudo, principalmente quando existem pessoas que viveram histórias diferentes da sua, que erraram coisas diferentes das que você errou e tantas outras coisas que faz com que novos conhecimentos sejam possíveis.

A Bíblia mesmo diz muito sobre isso, principalmente no livro de Provérbios. Gosto muito dele pois trás conselhos úteis e práticos para a vida. Um exemplo muito bom é este no capítulo 19, verso 20:

 

“Presta bastante atenção aos sábios conselhos, e recebe de coração a orientação,

assim alcançará a sabedoria.”

 

Para entender melhor o que este provérbio quer nos ensinar temos que distinguir o que é sabedoria de inteligência. O primeiro diz respeito sobre o conhecimento de vida, já o segundo é mais voltado para o sentido acadêmico.

Explicadas as diferenças, podemos ver com um pouco mais de clareza o quão importante é receber um conselho de coração aberto e não só escutá-lo de malgrado. Quando não estamos dispostos a aprender algo, acabamos criando uma barreira e negamos que precisamos aprender mais. Se eu fosse fazer um resumo do que é aprender eu diria que aprender é admitir que somos pequenos e que precisamos que algo nos seja ensinado, tanto por uma pessoa, quanto por um evento da vida. Assim, podemos dizer que a palavra chave para alcançar mais sabedoria é a humildade.

Jesus mesmo nos disse um pouco sobre a importância da humildade num dos seus ensinamentos que mais me marcou. Ele está escrito no livro de Mateus nos evangelhos, capítulo 20, verso 26b:

 

“… Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo”

 

No Reino de Deus o “ser importante” é diferente do que o mundo ensina. Para sermos grande, temos de ser pequenos. O Reino de Deus é um Reino de ponta cabeça, como diz o escritor Donald B.

Espero que as ideias aqui apresentadas não tenham ficado muito subjetivas e confusas… Eu queria muito compartilhar esse aprendizado com vocês 🙂

 

Em humildade, Dory ❤

Anúncios

Sobre Dory <3

Eu me denomino como Dory, uma pequena menina que é super mega atrapalhada e se distrai facilmente. MAS que o coração anseia por fazer amigos e o que é certo (ou pelo menos tentar). Sou cristã, estudante de Letras, pseudo piadista e humana.

0 comentário em “Aprenda a aprender!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: