Uncategorized

Santidade? O que é isso?

Oi oi gente!! Como vocês estão? Espero que bem ^^ eu to com uma gripinha chata que não quer ir embora nunca ‘-’ hehehe… Antes de qualquer coisa queria pedir perdão por não ter publicado semana passada >< minhas aulas na faculdade voltaram com força total e eu desacostumei com a rotina então acabei não conseguindo escrever… MAS não se preocupem que agora vamos que vamos! teremos textos nos dias programados ^^ mas esse mês ficaram 1 semana “deslocados”. Well, tudo esclarecido, ‘bora’ pro tema de hoje? Não sei se você sabe o que significa a palavra “santificação” e a importância dela para uma vida cristã plena. De forma simples quando dizemos que algo é santo, significa que este algo é separado. O que será então que Deus espera de nós quanto ao ser santo?

IMG-20180107-WA0012

Existe um pensamento popular de que ser santo é não ter pecado algum, seguir regras e ser “certinho”. Porém a verdadeira santidade vai muito além do que podemos imaginar. Santidade não se resume apenas em fazer as coisas como foram prescritas, mas sim em ser separado. Mas ser separado para quê? Vamos começar com uma das minhas afirmações favoritas sobre o assunto!

 

“Eu sou o Senhor que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus; por isso, sejam santos, porque eu sou santo.” Levítico 11:45

 

“Eu sou o Senhor que os santifica” Levítico 19:15

 

Só com esses dois versículos já conseguimos entender muitas coisas. Mas antes de tudo vamos nos contextualizar e entender onde e quando estas palavras foram ditas.

Não sei se você conhece a história do povo de Israel, mas nessa parte eles estavam peregrinando pelo deserto entre o Egito (lugar no qual eram escravos e o Senhor os libertou) e Canaã (cidade que lhes fora prometida pelo Eterno). Os israelitas passaram muitos anos em terra egípcia, com deuses, costumes, rituais e hábitos pagãos, mas eles eram o povo escolhido por Deus, eram o povo que seria especial, não podiam estar contaminados com paganismo. Portanto, para os purificar, o Senhor pacientemente ensinou a eles os seus princípios, hábitos e rituais sagrados. Por isso Deus pede para que eles sejam santos, para que eles sejam o povo Dele, sendo como Ele é!

O segundo versículo é bem importante pra entender como o processo de santificação acontece. Muitos acreditam que a santidade é resultado de esforço próprio e de extrema religiosidade, mas é justamente o contrário. Deus mesmo diz que é Ele que nos santifica, quem somos nós para insinuar que podemos fazer o trabalho Dele? Nós somos incapazes de vencer o pecado sozinhos! Por isso o Senhor teve que enviar Jesus para nos resgatar.

Outro ponto importante sobre a santidade é que ela é resultado de um processo que dura a vida toda, o processo de santificação. Este processo é um fruto do nosso relacionamento com o Espírito Santo, que produz em nós os frutos do Espírito:

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Conta estas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23

Pode ser um pouco difícil de entender plenamente o que é santificação, mas de forma simples é começar a trocar o pecado que existe em nós por aquilo que vem do Senhor, tais como os frutos do Espírito.

Mas então voltamos ao ponto crucial: “A santidade se resume a fazer o que é certo?” Bom, acho que uma boa resposta são os fariseus contemporâneos de Jesus, que seguiam a risca tudo o que os leis judaicas ordenavam, mas seus corações estavam tão distantes do Eterno que não conseguiram reconhecer o próprio Deus encarnado andando no meio deles. Pois estes mestres da lei se esqueceram do mais importante que é que o Senhor nos purifica, e que nós buscamos ser santificados para sermos mais parecidos com Ele, ou seja, porque o amamos e queremos engrandecê-lo através disso.

Em conclusão creio que seja pertinente a seguinte reflexão:

 

“Qual tem sido o meu relacionamento com a questão da santidade?”

 

Em amor, Dory ❤

Anúncios

Sobre Dory <3

Eu me denomino como Dory, uma pequena menina que é super mega atrapalhada e se distrai facilmente. MAS que o coração anseia por fazer amigos e o que é certo (ou pelo menos tentar). Sou cristã, estudante de Letras, pseudo piadista e humana.

0 comentário em “Santidade? O que é isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: