Olá nadadores de plantão! Como estão? Espero que bem 🙂 Vocês viram o último capítulo da narrativa que está sendo publicada aqui no blog? Não? Então clica aqui e vá direto para o primeiro capítulo. Well, mas falando agora sobre o tema de hoje… Você sabe o que é água viva? Consegue imaginar o que ela é ou qual a função dela? A primeira vez eu ouvi sobre essa tal “água viva” foi na Bíblia na história de quando Jesus encontra a mulher samaritana. Talvez se você cresceu na igreja, ou já está nela a um bom tempo, deve conhecer os fatos de cor e salteado, mas para fins didáticos, vou deixar aqui a localização dessa história na Bíblia: João 4:5-30 que diz respeito sobre a conversa que os dois tiveram.
De forma básica e resumida podemos dizer que Jesus conversou com uma mulher samaritana sobre algumas coisas. Primeiramente sobre água, depois a vida conjugal da samaritana e finalmente sobre adoração que leva a mulher a crer no Cristo. Mas dentro de todos esses assuntos existem muitas coisas que seriam legais de nós prestarmos atenção. Como por exemplo a localização da Samaria e porque Jesus escolheu passar por lá, sendo que a maior parte dos judeus davam a volta e contornavam a cidade para chegar a seus destinos. Ou então sobre Ele escolher conversar com uma mulher que ia pegar água no meio da hora a qual o sol era mais forte. Por que estes detalhes chamam atenção? Justamente porque nos revela o perfil da interlocutora de Jesus. Apenas mulheres que tinham algo a se envergonhar ou um motivo para serem discretas, saíam no pico do calor do dia, pois a essa hora não há muitas pessoas do lado de fora de suas casas, logo ela poderia ir buscar água, elemento essencial a vida, sem que seja fuzilada por muitos olhares tortos. Logo, concluímos que Jesus estava falando com uma MULHER (que na época eram vistas com menos prestígio que homens) , SAMARITANA (arqui-inimigos dos judeus) e MARCADA POR ALGUMA VERGONHA.
Para esta mulher samaritana, ir buscar água era algo que ela não se sentia confortável, se sentia exposta e envergonhada. Por isso quando Jesus lhe oferece uma água viva, a qual saciaria para sempre a sua sede, ela logo se interessou. Mas quando Jesus disse que para ter essa água ela deveria trazer seu marido, ela se sente um pouco desconfortável, pois não tinha marido. E Jesus feliz com a sinceridade dela, conta a ela todo o seu histórico em relacionamentos. Para tentar desviar um pouco o assunto a samaritana coloca um questionamento sobre adoração para Jesus, pois os judeus diziam que a adoração a Deus deveria ser feita em Jerusalém enquanto os samaritanos diziam que deveria ser feito no monte. E a resposta de Jesus é uma das melhores definições de adorador que já vi em minha vida:
“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes adoradores que o Pai procura.”
Versículo 23
E logo em seguida Jesus se revela como o messias esperado pelo povo de Israel.
Depois de toda essa explicação, como podemos definir a água viva? A água viva é Jesus, que me liberta do pecado, da condenação que o mundo impõe sobre mim, e é a libertação da escravidão para a liberdade de Cristo, de ser quem eu fui feita para ser, uma adoradora em espírito e em verdade! Não deixemos que o Inimigo roube nossa identidade, nossa felicidade, mas muito pelo contrário, que a nossa alegria venha do Senhor, assim como está escrito em Filipenses 4:4
“Alegrem-se SEMPRE no Senhor. Novamente direi: alegrem-se”
Assim como a nossa plena identidade vem do Pai celestial, a plena alegria também. Não nos deixemos abater pela maldade e sofrimento do mundo, pois Jesus já venceu tudo isso e Ele está conosco para nos ajudar a vencer também!
“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, teham ânimo! Eu venci o mundo” João 16:33
Em amor, Dory ❤
0 comentário em “Você sabe o que é “água viva”?”