Lista Música

Top 10 bandas-cantores asiáticos

Sou descendente de japonês e sempre gostei muito da cultura oriental, desde a culinária, a arte, a música, a história e tudo mais. Então decidi compartilhar com vocês os meus cantores/bandas favoritos (\o/ uhuuul)

*Coloquei uma música de cada grupo/cantor junto com o texto, escute-as enquanto lê, assim você conseguirá sentir as palavras que escrevi ❤

Vamos começar pelas bandas. Elas possuem uma identidade própria e um estilo só delas, a maior parte do repertório é dançante, e nos vídeo clipes os membros executam com perfeição as diversas coreografias, que convenhamos são maravilhosas.

1 – Akdong Musician

Simplesmente AMO! Começaram a carreira num programa de talentos na tv coreana  chamado K-pop star, tiveram um desempenho impressionante, realmente uma dupla de se suspirar com tamanho talento. Eu costumava ter um pouco de receio da palavra k-pop por me remeter a um gênero de música bem diferente do que eu estava habituada, mas ao assistir uma das apresentações desses dois irmãos, o meu “murinho” contra o k-pop começou a ruir hahaha. A dupla tem um estilo muito suave, e a melodia normalmente é bem gostosinha de ouvir! As letras são leves e parecem flutuar no ar, a voz suave e a dinâmica construídas durante as músicas nos acertam direto no coração. Tenho certeza que você também será capturado pela leveza dessa dupla incrível, já que a cada nova apresentação no programa eles nos presenteiam com uma novidade surpreendente e inimaginável que nos prende e nos transmite o senso de humor dos irmãos.

2 – YUI

 

Morei no Japão por 4 anos da minha infância e assim como a maior parte das crianças eu gostava muito de assistir TV. Lembro que numa das vezes em que eu estava me distraindo com a programação e me apareceu uma jovem muito bonita, com uma voz incrível e com um som muito bom, simplesmente me apaixonei pela música! Mas infelizmente depois eu não conseguia me lembrar do nome da cantora e muito menos da música, então um dia numa loja de CDs enquanto eu ouvia alguns álbuns novos naquelas maquininhas legais, finalmente a reencontrei! Fiquei tão feliz, desde então tomei-a para ser uma das minhas cantoras favoritas.

Infelizmente hoje em dia a YUI já não tem lançamentos que façam tanto sucesso e nem músicas novas, mas eu continuo gostando muito dela. As cançoes são como as ondas no oceano, podem ser agitadas e incontroláveis, mas na maioria das vezes serão tranquilas e carregadas de significados.

3 – Angela Aki

Nese meio tempo em que vivi no Japão tive a oportunidade de assistir várias reportagens interessantes, uma delas foi sobre a formatura de uma classe do colegial se não me engano. A reportagem abordou toda a parte emocional, as memórias construídas entre os colegas de classe, o receio sobre o futuro, os medos… Então no final da reportagem a classe fez uma apresentação em coral (algo muito comum nas escolas japonesas) cantando a música Tegami da cantora Angela Aki. A letra é maravilhosa, e a parte melódica também é de tirar o fôlego! Super recomendo essa música em especial. A cantora é filha de pai japonês e mãe italo-americana, por isso morou no Japão até os 15 anos e depois se mudou para o Hawaii. Ela começou a carreira nos Estados Unidos e posteriormente voltou ao Japão e é fluente tanto em japonês quanto em inglês. Angela possui muitas músicas de sucesso e a sua voz se destaca entre os japoneses por seu timbre mais baixo e denso, como se fosse uma névoa que engloba todo o ambiente.

“Querido você, obrigada

Eu tenho algo a dizer para você 15 anos mais velho

Se você continuar perguntando o que e onde você deveria ir

Você poderá ver a resposta”

Trecho da música Tegami

4 – AKB48

AKB (como elas costumam ser chamadas) é um grupo de meninas que dançam e cantam, até então nada de incomum, o ponto vem agora, elas são extremamente numerosas e agora já chegaram a um nível onde precisam de subdivisões entre elas! Por isso não é de se surpreender que o título de maior grupo musical  e o mais bem sucedido na Ásia pertence a elas. A história do grupo é realmente muito emocionante e vale a pena conferir, principalmente dos altos e baixos, das crises e dos sucessos. A fama delas é tanta que a maior parte dos comerciais japoneses tem como fundo uma música do grupo. Não é pra menos, já que o “chefão” (dono) é extremamente dedicado, passando várias noites compondo músicas para o crescimento das meninas. São tantas coisas para se dizer a respeito delas que não é possível resumi-lo em um post tão simples como este (vou deixar marcado na minha agenda um post só sobre AKB <3) mas deixo aqui meu incentivo para que você, querida pessoa que está lendo este texto, também procure um pouco sobre essas garotas mágicas. O link que deixei é a minha música favorita no momento 😉

5 – BTS

Depois do meu “muro” contra k-pop ser destruído, resolvi me aventurar numa das bandas favoritas de minha irmã (fã de carteirinha do estilo) que se chama BTS. Ao ouvir a primeira música caí de amores pelo estilo e pelo grupo. O que mais admiro no k-pop é a dança, esta é muito bem coreografada e muito bem executada, com certeza esse foi um dos fatores que me levou a gostar mais inda do gênero. A minha música favorita sem dúvida alguma é DOPE, ela tem energia, é dançante (sério, é praticamente impossível permanecer sentado ao ouví-la) e os membros são muito bonitos! (Hahaha) O melhor de tudo é que os membros não são apenas um cantores mas sim idols. Provavelmente você deve estar se questionando em que raios de dimensão as duas coisas são diferentes, MAS elas são coisas um pouco distintas. Por eles serem um grupo idol, não só cantam e dançam, mas constantemente aparecem em programas de entretenimento na Coreia, participam de reality shows e interações com fãs! E acho que é justamente nessa parte que os grupos coreanos se destacam entre tantos outros.

6 – CNBlue  REVISAR

CNBlue tem a característica mais musical do que de idol, pois não possuem coreografias, mas constantemente aparecem tocando instrumentos em seus vídeo clips. Eu comecei a escutá-los porque uma amiga que é muito fã deles me apresentou uma música, só de ouvir o comecinho já me identifiquei com o estilo meio rock descontraído, nada muito pesado. Acho que o que mais me chamou a atenção foi o fato da música ser bem o meu estilo, algo que não amedronta, não afugenta, mas abraça e puxa pra dançar ou apenas para sentir o momento, o sol (ou chuva) do dia. E agora a parte mais legal de todas! A banda lançou algumas músicas em japonês, então agora eu posso ouvir o som deles numa língua que eu sou mais familiarizada (yeeey). Vou colocar aqui em baixo a primeira música que ouvi deles, espero que goste 😉

7 – Begin

Begin é uma banda okinawana, ou seja, que vem do arquipélogo de Okinawa, Japão. A família da minha mãe é de origem okinawana, por isso sempre escutava minha avó ouvindo músicas de lá. Até que certa vez eles vieram para fazer um show para a comunidade okinawana aqui no Brasil e minha tia conseguiu ingressos para a família. Então pela primeira vez pude sentir a vibe de Okinawa pessoalmente, e aquilo me encantou. A banda possui toda a tradição nas músicas e toda a história também, por isso comecei a ouví-los mais. A minha música favorita (aquela que está linkada no início do parágrafo) fala sobre como é a Okinawa para os que vieram de lá, é muito perceptível o orgulho que os okinawanos sentem de sua “casa” e eu creio que é justamente esse amor que torna este povo tão apaixonado pela vida. Para quem não é descendente, muitas vezes não tem a oportunidade de conhecer a nossa música e a nossa história, por isso queria deixar aqui um pouco dela para que você possa ver o quantoé rica. Vou deixar aqui a minha música favorita, espero que você se encante também 😉

8 – Aqua timez

Aqua timez é uma banda de j-rock (rock japonês), ouço-a desde pequena, mas sem nunca ter visto o rosto de seus integrantes. Pode parecer um tanto quanto confuso a primeira vista (ou leitura) mas é perfeitamente possível, já que boa parte dos seus sucessos são aberturas e encerramentos de animes. O estilo é um pouco mais denso que as outras bandas, já que possui instrumentos um pouco mais pesados em sua composição, tais como guitarra com distorção. Entretanto as letras trazem a leveza que equilibra o som destes músicos incríveis, esta sempre é composta como um poemas que toca a alma e faz aquecer o coração com um calor advindo das palavras vindas da sensibilidade do compositor, Aqua timez sem sombra de dúvidas é o grupo que possui a melhor coletania de “poemas”! A voz do vocalista traz a chave para fechar este tesouro, por ser um pouco anasalada e ter um timbre tão suave quanto o vento veronil, sentimos sempre que estamos nas férias de verão, numa noite quente e divertida na praia com os amigos.

9 – Scandal

Scandal é uma banda de j-rock feminina e apesar de pertencer ao mesmo gênero que o grupo Aqua timez, os estilos são bem distintos. Elas possuem bastante energia, a ponto desta nos contagiar apesar dos fones de ouvido. O que mais gosto no grupo é a parte instrumental que é muito bem produzida em que cada detalhe se encaixa perfeitamente sem que nada se sobreponha. A guitarra tem a densidade que necessita mas também tem a leveza para que não apague o baixo e a bateria. O timbre da vocalista se destaca pela sua singularidade, principalmente para uma japonesa; é uma voz que preenche o ar mas que não deixa de lado a sua doçura; resumindo, uma voz aveludada que carrega uma densidade única. Deixarei aqui uma música que transmite a atitude firme, a doçura e a energia dessas magas da música japonesa.

10 – Goose House

Conheci o Goose House no You Tube, e desde o primeiro vídeo me apaixonei! Eles são um grupo de amigos que conseguem harmonizar tanto as vozes e instrumentos que parecem que são uma coisa só. A divisão de vozes é executada com excelente qualidade e os instrumentos conseguem preencher cada espaço a eles cedidos. Boa parte dos vídeos do Goose House são covers, mas eles possuem algumas músicas autorais, e estas, meu caro leitor, são capazes de nos levar a um outro mundo. A parte que mais me encanta é a qualidade vocal e a habilidade com que cada som é manuseado, cada um tem o seu papel e a sua hora, não há inveja nem competição entre eles e para mim, é isso que os torna incríveis. Deixei aqui a música original deles que mais me abraçou.

EXTRA! – Vocaloid

Deixo aqui um extra, como uma forma de me desculpar pela ausência de textos na semana anterior… Ainda estou me adaptando a rotina de escrever constantemente, mas já estou quase lá 😉 hehehe por favor não desistam de mim ❤ Pois bem, as vocaloids, são idols criados artificialmente por hologramas e utilizam a voz de uma pessoa real como base e posteriormente são editadas e modificadas. Eu não costumo ouvir muito, no entanto creio que seja algo diferente que possa trazer algo de diferente a sua playlist. Sei que pode parecer algo um tanto quanto fora da realidade, mas dê uma chance a essa nova modalidade de idol, eles têm muito a oferecer e com certeza muito a acrescentar no ramo musical pela sua excentricidade.

Espero que tenham gostado desta lista, eu a escrevi para que vocês possam conhecer novas músicas, novos horizontes e experimentem culturas novas!

With love, Dory

Anúncios

Sobre Dory <3

Eu me denomino como Dory, uma pequena menina que é super mega atrapalhada e se distrai facilmente. MAS que o coração anseia por fazer amigos e o que é certo (ou pelo menos tentar). Sou cristã, estudante de Letras, pseudo piadista e humana.

0 comentário em “Top 10 bandas-cantores asiáticos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: